Junho de 2016 : Tour na Suécia

Entre o 27 de maio e o 6 de junho, organizamos um Sustainable Sweden Tour em Estocolmo e Umeå. Os participantes eram representantes da Agencia de Protecao Meio Ambiental de Etiópia (EPA) basada em Tigray na Etiópia. A sua missão era estudar os exemplos suecos em questões de desenvolvimento sustentável. A empresa Cleantech Kvar, especializada em energias sustentáveis publicou um resumem do Tour, que pode ler clicando aqui (em inglês).

Viernes 27 de Mayo

O grupo chegou no aeroporto de Arlanda (Estocolmo) de manhã cedo e foram acolhidos por Adane Negash.

Depois de chegar no hotel, pegamos um ônibus até o centro da cidade, no bairro de Östermalm, onde pudemos visitar a Agencia Sueca de Protecção do Medioambiente (Naturvårdsverket). Ali nos encontramos com Björn Svensby e Hans Wrådhe, senior advisor para Naturvårdsverket, quem nos explicou durante una conferencia como funciona a Agencia para tomar conta das questões meio ambientais, e que instrumentos de gestão utiliza com esse fim.

Sábado 28 y Domingo 29 de maio

Visita turística em Estocolmo

Este día foi dedicado a visita turísticas em Estocolmo. Tivemos a oportunidade de familiarizar os nossos participantes com a capital sueca y mostrar-lhes uns dos maiores projetos sustentáveis que se levaram a cabo na maior Eco-municipalidade da Suécia.

No domingo visitamos os parques e as áreas verdes as más importantes da cidade. Fomos ao Eco Parque de Estocolmo (link em inglês), una reserva de biodiversidade de 26 kilómetros quadrados que alberga especies únicas, algumas das quais só se encontram no parque. Você pode ver um mapa do parque fazendo clic aquí.

Também pudemos visitar o famoso eco-bairro de Hammarby Sjöstad no sul este de Estocolmo. Ali mostramos aos participantes o sistema de gestão de resíduos do bairro e o seu centro de informação.

Segunda-feira 30 de maio

Meeting com Jessica Dymén e Michiel Van Noord no escritório de Esam AB em Estocolmo

Na segunda, os participantes começaram o seu dia de estudo por uma visita à oficina regional da empresa Esam AB em Estocolmo. Esam é uma empresa de consultantes meio ambientais que trabalha com outras empresas e municipalidades suecas. Jessica Dymén, consultante em desenvolvimento sustentável especializada em desenvolvimento social e comunicação, e Michiel van Noord, consultante em desenvolvimento sustentável, energías sustentáveis e desenvolvimento de produto nos acolheram. Ambos fizeram uma conferencia sobre Consultação meio ambiental, Economia Circular e Gestão de Projeto.

Gunnar Brundin, co-fundador de Esam loego se juntou a nós e fez uma apresentação com os participantes sobre esses temas.

Durante este dia frenético, o grupo pegou então o avião até a cidade de Umeå, de tarde para continuar a viagem de estudo. Ao chegar, se instalaram no Hotel Björken como durante o Tour anterior de 2015.

Terça-feira 31 de maio

Presentation of the EPA in Tigray

Presentação da Agencia de Proteção meio ambiental no escritório de Esam AB

Seguindo com o que se fez nos dias anteriores, os participantes visitaram primeiro o escritório principal de Esam AB em Umeå. O tema do dia era Gestão de resíduos e Reciclagem.

Torbjörn Lahti procedeu então com uma apresentação do Projeto das Eco-municipalidades Etíopes. A continuação, Maria Klintenäs fez uma apresentação sobre o estado da Gestão de resíduos na Suécia.

Berhane Berhe Weldesellassie e Berhanu Hailu Genremedhin apresentaram a Agencia de Proteção meio ambiental de Etiópia.

Depois de um almoço bem merecido, o grupo foi ao bairro de Gimonäs, no sul este de Umeå. Ali, eles visitaram a empresa Viva Resurs, afiliada à municipalidade de Umeå, e que se especializa em reciclagem e desenvolvimento de sustentabilidade meio ambiental e social.

Não longe em Gimonäs estava a casa de Torbjörn Lahti, que os participantes puderam visitar para aprender e ver exemplos concretos de reciclagem doméstica.

Quarta-feira 1o de junho

Além de Gestão de resíduos, este dia foi dedicado a estudar purificação e tratamento de lixiviado de aterros, também como Verdeamento Urbano (Urban Greening). Com este objetivo, levamos os participantes ao MTC, (Centro Tecnológico meio ambiental). Magnus Bergknut, diretor geral de MTC assim como Per-Erik Olsson e Per Ivarsson, ambos professores na Universidade de Örebro mostraram o seu projeto de saneamento do rio Akaki, na Etiópia, e tiveram a oportunidade de conhecer por primeira vez os membros da Agencia de Proteção Meio Ambiental da Etiópia.

Más tarde pela manhã, visitamos Dåva Deponi e Waste Central (link em sueco), um centro de reciclagem situado no norte de Umeå. Ali nos encontramos com Jörgen Aronsson, Vice Diretor de Dåva Deponi e Gustav Sjölund, diretor comercial de Dåva Deponi e ex-consultante meio ambiental.

Pel tarde, os participantes puderam descansar deste dia intenso em quanto andamos pelo centro de Umeå, nos parques, e nos espaços urbanos apropriados para os jovens com Tichaona Maphosa inspetora de construção em Umeå.

Quinta-feira 2 de junho

Na quinta-feira, visitamos o serviço administrativo da Municipalidade de Umeå. Ali, Albert Edman, Responsável do desenvolvimento Urbano e da Sustentabilidade em Umeå nos fez uma conferencia sobre, entre outros :

• Planificação da conservação
  • Desenvolvimento sustentável em Umeå
  • Be Green Project (tema da Participação Pública)

Conferencia no Comité Administrativo da Região de Västerbotten com Eva Mikaelsson

Pela tarde, continuamos a nossa viagem de estudo com a visita ao Comité Administrativo da Região de Västerbotten (Länsstyrelsen), responsável da proteção meio ambiental na regão. Ali fomos acolhidos por Eva Mikaelsson, Diretora Departamental para Länsstyrelsen. Ela presentou aos participantes temas sobre :

• Objetivos y Estrategias meio ambientais em Umeå
  • Ferramentas de gestão meio ambiental
  • Estrutura Organizacional
  • Reservas naturais

Sexta-feira 3 de junho

Neste dia o grupo fez una segunda visita a Esam para seguir una formação sobre aspectos estratégicos do trabalho y desenvolvimento meio ambientais y sobre estudo de impactos sociais.

Más tarde visitamos a Bostaden AB, a agencia imobiliária do Estado, encargada de repartir alojamentos para estudantes e vivenda social. Assim visitamos um dos seus maiores projetos : Ålidhem Sustentável (Hållbara Ålidhem). Ålidhem é o bairro estudante de Umeå e fica perto à Universidade. A visita do bairro foi feita por Royne Söderström, Estratega especializado em Sustentabilidade para Bostaden.

Umeå Green Zone (Imagem de http://www.greenzone.nu/)

Pela tarde, Laura Vidje, consultante em desenvolvimento sustentável levou o grupo à Green Zone de Umeå, um parque industrial composto por três empresas : um concessionário de automóveis, um fast-food e um posto de gasolina, que compartilham os seus recursos e a sua gestão de resíduos do jeito o más eficaz e sustentável possível, chegando a quase não utsar a rede pública de abastecimento de água. Uma vez ali, Laura fez uma apresentação sobre :

• Planificação Comunitária
  • “Bons exemplos” de iniciativas privadas que deram luz a um projeto sustentável
  • Desenvolvimento da infraestrutura urbana e de Cluster building (agrupação de negócios)

Sábado 4 y Domingo 5 de junho

No Sábado, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a a Reserva de Biosfera de Vindelälven-Juhtatdahka na municipalidade de Vindelälven.

Domingo, último dia do Tour, os participantes puderam fazer uma última visita turística por Umeå antes de encaminhar-se até o aeroporto e voltar para Etiópia.

Lista de empresas, centrais, centros, organizações, parques e reservas que visitamos durante o Tour, e links aos seus sites Internet. (links em inglês o sueco).

Agencia de Protecção meio ambiental de Etiópia – EPA

Agencia de Protecção meio ambiental Sueca – Naturvårdsverket

Ålidhem Sustentable – Hållbara Ålidhem

Comité administrativo de a Regão de Västerbotten– Länsstyrelsen

Dåva Deponi y Waste Central (em sueco)

Eco-barrio de Hammarby Sjöstad em Estocolmo

Eco-parque em Estocolmo

Esam AB (em sueco)

Green Zone de Umeå

Municipalidade de Umeå

MTC, (Centro Tecnológico meio ambiental)

Reserva de Biosfera de Vindelälven-Juhtatdahka (em sueco)